Bom, essa é uma doença cronica determinada por elevados níveis da pressão sanguínea nas artérias, o que faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer circular o sangue através dos vasos sanguíneos. Valores como 140 mmHg para a sistólica e 90 mmHg para a diastólica já pode considerar alta, sendo que o normal é 120 mmHg por 80 mmHg.
A hipertensão arterial é um dos principais factores de risco para a ocorrência do acidente vascular cerebral, trombolembólico ou hemorrágico, enfarte agudo do miocárdio, aneurisma arterial (por exemplo, aneurisma da aorta), doença arterial periférica, além de ser uma das causas de insuficiência renal crónica e insuficiência cardíaca.
- Aqui vão algumas dicas preciosas para quem tem ou conhece alguma pessoa que tenha essa doença e quer de alguma forma ajudar.
1º Consultar com um cardiologista para saber o tipo de medicação se necessário e ele irá permitir ou não a prática de exercícios físicos para a melhoria do tratamento hipertensivo.
2º Um dos mais importantes se não o mais, é a ALIMENTAÇÃO:
- Excluir da mesa aquele saleiro!
- Diminuir na quantidade de sal durante a cocção (preparação dos alimentos).
- Evitar industrializados, com alto teor de sódio, gordura saturada, e trans.
- Consumir no mínimo 2 litros de água por dia.
- Alimentos integrais, e naturais, frutas, verduras, legumes, cereais, carnes magras, sucos da própria fruta, alimentos ricos em Potássio.
- FUJA DE ÁLCOOL E FUMO, Fast food's ( Mc Donald's, Bob's , Giraffas...)
- Coma nos horários corretos, de 3 em 3 horas.
Consulte um nutricionista para mais informações e um bom acompanhamento nutricional.
Novidades:
"O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, 05/11/2013 com a Associação Brasileira de Indústrias de Alimentação (Abia) o quarto pacto para a redução de sódio nos alimentos industrializados. Essa é uma forma de o governo diminuir o alto índice de consumo de sal no país, um dos fatores de risco para doenças crônicas como hipertensão e doenças cardíacas." Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário