segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Natal e ano novo chegando, delícias nos esperando!



É, todo mundo gosta das festividades de final de ano, quem não? Seja para ver a família toda reunida, seja para ganhar presentes e dar também, hehe,  seja para comer bastante, compensar o resto do ano que foi todo na dieta certinha, no final de ano tem sua exceção não é mesmo?! 


Mas temos que tomar cuidado com as ceias, que é difícil resistir às delícias é, vamos  admitir.

Você pode aproveitar as delícias dos banquetes sem problemas, porque não?  Porém, em poucas quantidades, pois tudo em excesso faz mal, escolha os alimentos mais saudáveis, ricos em fibras, os alimentos com menos gorduras, e se tiver aquela gordura a mais coma em pequena quantidade para não se arrepender depois.

E se no final das contas você não conseguiu resistir a nada e comeu o tanto que queria, se arrependeu e não sabe o que fazer...

Consuma alimentos antioxidantes :

  • Betacaroteno - Legumes e frutas vermelhos/cor-de-laranja/amarelos como abóbora, beterraba, brócolis, cenoura, couve, damasco seco, melão ou ervilha;
  • Vitamina C - Acerola, brócolis, cajú, couveespinafre, Kiwi, laranja, limão, manga, mellão, morango, papaia ou tomate;
  • Vitamina E - Arroz integral, amêndoa, amendoim, castanha-do-pará, gema de ovo, gérmen de trigo, milho, óleos vegetais (soja,milho e algodão) e semente de girassol;
  • Ácido elágico - Frutas vermelhas,nozes e romã.
  • Antocianinas - Alface roxa, amora, açaí, ameixa vermelha, berinjela, cebola roxa, cereja, framboesa, goiaba, jabuticaba, morango e repolho roxo;
  • Bioflavonoides - Frutas cítricas, nozes e uvas escuras;
  • Catequinas - Chá verde, morango ou uva;
  • Isoflavona - Semente de linhaça ou soja;
  • Licopeno - Goiaba, melancia ou tomate;
  • Ômega 3 - Atum, cavalinha, salmão, sardinha, semente de chia e de linhaça ou óleos vegetais;
  • Polifenóis - Frutas vermelhas, frutas secas, cereais integrais, cebola, chá verde, maçã, nozes, soja, tomate, uva roxa e vinho tinto;
  • Resveratrol - Cacau, uva roxa ou vinho tinto;
  • Selênio - Aveia, aves, amêndoa, castanha-do-pará, fígado, frutos do mar, nozes, peixes, sementes de girassol ou trigo integral;
  • Zinco - Aves, carnes, cereais integrais, feijões, frutos do mar, leite ou nozes;
  • Vitamina E - Frutos secos, ervilhas, feijões, milho ou cereais integrais;
  • Cisteína e glutationa - carne branca, atum, lentilhas, feijões, frutos secos, sementes, cebolas ou alho.


Viram que nesta lista acima ainda encontramos alguns ingredientes e alimentos das ceias, então eu volto a afirmar, coma bem, coma de modo saudável porém em pequenas quantidades atendendo o padrão da pirâmide alimentar. Cuidado na hora de conservar os alimentos que sobrar, não guardem em papeis de alumínio, prefira em recipientes de vidro.


Boas Festas, sejam saudáveis e que Deus ilumine vocês hoje e sempre! ;*

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Diet x Light

            



Diet:  São alimentos destinados a dietas com restrição total de nutrientes, como carboidratos, gorduras, proteínas e sódio. Indicado para indivíduos com diabetes e hipertensão, entre outros.

Light: São alimentos que tenham baixo ou reduzido valor energético ou valor nutricional. São para indivíduos que buscam alimentos com menos calorias, é indicado para quem deseja perder peso.



Entretanto, façam uma consulta com seu nutricionista e avalie suas necessidades e se vocês precisam ou não da ingestão destes.



Se vocês gostaram de algum post, indique o blog para alguém, eu agradeceria muito e conto com a ajuda de vocês. Obrigada! Beijinhos ;*

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Suplementos fazem mal à saúde?

Sim e Não!

Porque sim e porque não?                        
                                                                    


Hoje em dia temos várias modas sobre alimentação, inclusive falei de uma delas abaixo no post "
O que leva as pessoas a fazerem dietas malucas?". Mas o que eu vou falar hoje é sobre a moda onde as pessoas vão para academia, querem vários objetivos como: perder o percentual de gordura, ganhar massa magra (músculos), definir, manter o peso, ficar com o corpo firme sem flacidez e etc...





Porém, há o problema onde alguns personal traines indicam suplementos, ou algum amigo, conhecido, os próprios colegas de academia, acabam indicando a marca que usam ou já usaram...




O que tem de errado nisso?

Muita coisa, essas pessoas que eu citei acima, não estudaram para isso, não conhecem sobre suplementos, sobre alimentação, então não podem indicar nada, a não ser que algum deles tenham algum curso específico na área de alimentação esportiva aí já é outra história. 


Cada pessoa tem a ação do organismo diferente, alguns emagrecem mais rápido sem muito esforço, outros não. Alguns ganham massa com mais facilidade do que outros, isso depende de cada um.



O uso de suplementos sem indicações, sem orientações, podem SIM , ser um risco para a saúde. Para fazer o uso destes a pessoa precisa seriamente consumir bastante água, no mínimo 2 litros, pois o suplemento sobrecarrega os rins e se não for usado adequadamente é perigoso a perda de função desse órgão. 



Quando a pessoa esta malhando "treinando" , ela precisa de outros nutrientes como qualquer pessoa; ainda precisam dos carboidratos, lipídeos, proteínas, minerais, vitaminas, tudo em quantidades necessárias de acordo com cada necessidade individual. Precisam ainda se alimentar muito bem, com alimentos antioxidantes que ajudam muito o organismo na prevenção de doenças uma delas é o câncer.



O suplemento pode ser usado sim, mas com a recomendação certa e com a orientação nutricional de quem entende sobre o assunto, ou seja, alguém que tenha especialidade na área de nutrição esportiva.


Se você não quer ter complicações futuras, consulte um nutricionista esportivo e alcance seus objetivos com saúde. 


Então é isso aí, não sigam conselhos de quem não entende do assunto, pois o que está em jogo é o seu objetivo e sua saúde.




Bons treinos e bons resultados! 



Beijinhos ;*










domingo, 8 de dezembro de 2013

É certo substituir as refeições?

Não, não mesmo! 
                                                                


As refeições são super especiais para nossa função orgânica, devemos fazer cada uma com seu determinado horário, calorias, carboidratos, proteínas, lipídeos, vitaminas e minerais.

Hoje em dia o que mais tem são pessoas trocando as refeições, e até mesmo deixando de fazer algumas, vamos ver os exemplos:

1- Tem pessoas que não tomam café da manhã
2- Tem pessoas que não fazem a colação
3- Tem pessoas que não almoçam
4- Tem pessoas que não lancham
5- Tem pessoas que não jantam
6- E por fim tem pessoas que não fazem a ceia, ou como queiram chamar o "lanchinho da noite".

Como vimos acima, deu para perceber quantas refeições nós devemos fazer não é mesmo?!  Porém, a questão é que são poucas pessoas que seguem na risca todas essas 6 refeições e com as quantidades corretas. (Para saber a quantidade da sua dieta procure um nutricionista, pois ele irá calcular suas necessidades)

Ah, outra coisa muito importante é que nenhuma delas substituem a outra, por exemplo: Tem pessoas que ao invés de jantar, comem um lanchinho qualquer, ou comem uma pizza, um hambúrguer, um X- tudo, uma pamonha, bolachas, pasteis, entre outros alimentos que não são saudáveis... E lembrando isso não é nada bom!

Nós devemos nos prevenir contra as DCNT  "Doenças Crônicas Não Transmissíveis".  Em outro post irei falar sobre elas.

Enfim, coma na hora certa e não substitua as refeições, cada uma tem seu horário certo. Viva saudável.

Beijinhos, espero que tenham gostado.
Follow me no instagram @bellhbrito




Obs: Olhem, estou falando mais resumidamente para que vocês possam entender, pois meu objetivo é orientar e dar dicas em uma linguagem fácil e objetiva.




sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

O que leva as pessoas a fazerem dietas malucas?

                                                                                           
Esse é um assunto bem comentado em vários lugares,
e até mesmo na novela "Amor à vida" relatou esse
pequeno hábito de muitas pessoas hoje em dia.

Mas a pergunta é: Por que as pessoas fazem isso? Elas tem noção da gravidade desse assunto?


É, realmente a resposta dessas perguntas iremos analisar agora.


1º A resposta mais certa e obvia dessas atitudes é a vontade de emagrecer rapidamente. Mas o que leva isso é a ansiedade, o medo, a auto-estima baixa, a falta de controle na alimentação, falta de perseverança, falta de disciplina e outras coisas.

2º Como que uma pessoa em sã consciência tem coragem de ingerir algodões embebecidos de suco de laranja para emagrecer? Já não basta as maluquices de beber remédio? NADA nessa vida é instantâneo não, pelo menos se for pra ter um bom resultado não é. E olha que as pessoas pensam que o que é instantâneo faz bem e estão completamente erradas, pois até aqueles macarrões famosos "miojos" são péssimos para saúde imaginem o resto de maluquice alimentar.

3º Outro fator que influência muito nesses atos, talvez seja o método do:  "Ai, é barato mesmo!"  então o que que custa tentar?!    Custa, e muito, custa sua saúde, e a vida. Sem contar nos efeitos colaterais que muitos apresentam, que um deles é o efeito sanfona.

4º Você que já pensou em fazer essas coisas loucas, "dietas malucas" , PARE, e se você já fez, nunca mais repita isso, o nosso organismo é perfeito, ou seja, só depende da força de vontade, da perseverança para atingir a meta de cada um.

5º Vá consultar com um médico para saber sua capacidade de se exercitar, larga de preguiça, e se não for preguiça, se for realmente questões financeiras, em casa mesmo, vá se movimentar, erga um saco de arroz, feijão, alguma coisa de maneira correta, pois tem vários vídeos, tutoriais que ensinam a pratica de exercícios em casa, eu irei mostrar alguns...

5.1 http://www.youtube.com/watch?NR=1&feature=endscreen&v=q5dz290dUpE  -> Esse é um treino para glúteos.
5.2 http://www.youtube.com/watch?v=Y6bNwOBY7X8  -> Esse para o abdomem
5.3 http://www.youtube.com/watch?v=DCdDqMQTu_E   -> Como malhar em casa

6º ALIMENTAÇÃO , é o principal, não adianta fazer exercícios se a alimentação não estiver boa e saudável, não é mesmo?!
Pois então, consulte um nutricionista, e tenha um acompanhamento adequado, ou simplesmente coma nos horários certos, de 3 em 3 horas, alimentos integrais, frutas, verduras, legumes, bastante água... Sigam a pirâmide alimentar e boa sorte! Tire da cabeça a ideia de ficar sem comer para emagrecer, pelo contrário você precisa comer, e muito bem.  Esqueça as dietas malucas e seja saudável e feliz.

Beijinhos ;*
Follow me no instagram @bellhbrito

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Hipertensão Arterial

    Bom, essa é uma doença cronica determinada por elevados níveis da pressão sanguínea nas artérias, o que faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer circular o sangue através dos vasos sanguíneos. Valores como 140 mmHg para a sistólica e  90 mmHg para a diastólica já pode considerar alta, sendo que o normal é 120 mmHg por 80 mmHg.
    A hipertensão arterial é um dos principais factores de risco para a ocorrência do acidente vascular cerebral, trombolembólico ou hemorrágico, enfarte agudo do miocárdioaneurisma arterial (por exemplo, aneurisma da aorta), doença arterial periférica, além de ser uma das causas de insuficiência renal crónica e insuficiência cardíaca.



- Aqui vão algumas dicas preciosas para quem tem ou conhece alguma pessoa que tenha essa doença e quer de alguma forma ajudar.

1º Consultar com um cardiologista para saber o tipo de medicação se necessário e ele irá permitir ou não a prática de exercícios físicos para a melhoria do tratamento hipertensivo.
2º Um dos mais importantes se não o mais, é a ALIMENTAÇÃO:
- Excluir da mesa aquele saleiro!
- Diminuir na quantidade de sal durante a cocção (preparação dos alimentos).
- Evitar industrializados, com alto teor de sódio, gordura saturada, e trans.
- Consumir no mínimo 2 litros de água por dia.
- Alimentos integrais, e naturais, frutas, verduras, legumes, cereais, carnes magras, sucos da própria fruta, alimentos ricos em Potássio.
- FUJA DE ÁLCOOL E FUMO, Fast food's ( Mc Donald's, Bob's , Giraffas...) 
- Coma nos horários corretos, de 3 em 3 horas.
Consulte um nutricionista para mais informações e um bom acompanhamento nutricional.


Novidades:

 "O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, 05/11/2013 com a Associação Brasileira de Indústrias de Alimentação (Abia) o quarto pacto para a redução de sódio nos alimentos industrializados. Essa é uma forma de o governo diminuir o alto índice de consumo de sal no país, um dos fatores de risco para doenças crônicas como hipertensão e doenças cardíacas." Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

O novo conceito de alimentação saudável


Nada melhor como iniciar meu blog com uma referência de alimentos saudáveis que devem ser consumidos em nosso cotidiano. 

   Como vocês podem visualizar nesta figura, essa pirâmide assim como alguns outros modelos existentes nas literaturas, nos fornecem uma base de uma vida saudável e natural. Lembrando que tudo em excesso faz mal e tudo em quantidades inferiores aos valores referidos também. Ao longo dos posts eu irei informando mais sobre o meu conhecimento em relação à nutrição, alimentos saudáveis, e saúde em geral, colocarei referências para que vocês possam entender de onde eu tiro meus conhecimentos.  Até breve!